top of page
Buscar

Atendimento respeitoso e acolhedor para quem está com Obesidade e Sobrepeso

Atualizado: 22 de nov. de 2023


A obesidade é muito mais do que um simples acúmulo de gordura corporal; é uma condição de saúde complexa que afeta milhões de brasileiros. Como médica endocrinologista, meu compromisso não é apenas diagnosticar a obesidade, mas também oferecer um atendimento acolhedor e individualizado, reconhecendo a complexidade que envolve essa condição.


A avaliação da obesidade vai além do cálculo simples do Índice de Massa Corporal (IMC). Embora o IMC seja uma ferramenta muito útil, a classificação em obesidade leve, moderada ou grave não captura toda a complexidade da condição. São inúmeros os fatores que contribuem para o desenvolvimento da obesidade, como predisposição genética, estilo de vida, idade, fatores emocionais, alguns distúrbios hormonais e até uso de alguns medicamentos. É por isso que, ao lidar com a obesidade, a abordagem personalizada do endocrinologista se torna essencial.

Classificar a obesidade como uma doença é fundamental para reconhecer sua gravidade e os riscos associados. Além de ser um fator de risco para doenças cardiovasculares, a obesidade aumenta a probabilidade de desenvolver hipertensão, diabetes Mellitus tipo 2, artrose, pedra na vesícula, refluxo gastroesofágico e até mesmo câncer. Não podemos esquecer, também, os impactos na saúde mental.

Enfrentar a obesidade requer mais do que apenas prescrições e tratamentos convencionais. Cada paciente é único, com circunstâncias e desafios específicos. No cuidado de pessoas com obesidade, consideramos não apenas o IMC, mas também a presença de fatores de risco e outras condições de saúde. Uma abordagem acolhedora e compreensiva é fundamental para criar um plano de tratamento que seja verdadeiramente eficaz.


No tratamento da obesidade não há uma única abordagem. Embora a base seja uma alimentação saudável e a prática regular de atividade física, compreendemos que cada paciente tem suas particularidades. Alguns podem necessitar de medicamentos ou até cirurgia bariátrica para alcançar resultados duradouros.

Em minha prática como médica endocrinologista, meu compromisso é oferecer um atendimento personalizado, compreendendo a complexidade da obesidade e guiando meus pacientes para o bem-estar duradouro. Juntos, podemos enfrentar os desafios da obesidade e trabalhar rumo a uma vida mais saudável e plena.


Você não está sozinho(a), busque ajuda. O agendamento pode ser feito pelo telefone (51) 3334-2382; WhatsApp (51) 99993-1897 e Site Doctorália (clique aqui).

 
 

Endereço

Avenida Iguassu, 485. Sala 402

Petrópolis - Porto Alegre/RS

Agende a consulta

Fixo (51) 3334-2382 

WhatsApp (51) 99993-1897

  • Instagram

© Cristina Haygert Endocrinologista e Metabologista CRM RS 37319 RQE 32200

bottom of page